Aula de ciências
Disciplina:
Ciências
Assunto:
Circulação (coração)
Público –
alvo: Série: 8º ano C e D
Duração: 4
aulas
Introdução ou justificativa
Atitudes
como exames médicos periódicos, manutenção da saúde, prestar atenção aos
próprios hábitos que possam ameaçar a saúde, são questões que deve ser sempre
ensinada em sala de aula, pois, preocupar-se com a saúde do aluno faz parte de
u currículo escolar, então, uma das melhores formas é levar os alunos a fazer
uma aula prática sobre o coração, principalmente, conhecê-lo ao manipular uma
amostra.
Objetivo
§
Geral:
·
Conhecer uma amostra do coração observando as
partes que as forma.
§
Objetivos específicos:
·
Reconhecer a importância do coração
·
Diferenciar as partes do coração
·
Localizar na amostra o trajeto do sangue
·
Ampliar as fontes de informações com pesquisas
Recursos e materiais necessários
§
Coração (amostra de coração de boi)
§
Cartaz
§
Estilete (para cortar)
§
Livro didático
§
Folhas sem pauta
§
Lápis / caneta / borracha
§
Lápis de cor
§
Câmera
Aplicação / Método
I-
Aula:
·
Leitura no livro didático sobre o assunto;
·
Explanação e debate do assunto;
·
Atividade relacionada.
II-
Aula:
·
Dividir a turma em grupo, falar sobre o que
devem apresentar, pedir que pesquise mais sobre o assunto.
III-
Aula:
·
Apresentação do coração (amostra)
·
Mostrar o coração por fora e por dentro
·
Apresentar o resultado das pesquisas
·
Apresentar os cartazes confeccionados por eles
IV-
Aula:
·
Questionário de verificação da aprendizagem
Avaliação
§ Diagnosticar o conhecimento adquirido
§ Acompanhar e orientar a aprendizagem no assunto
§ Fornecer informações sobre o conhecimento adquirido e mostrar domínio do assunto
§ Diagnosticar o conhecimento adquirido
§ Acompanhar e orientar a aprendizagem no assunto
§ Fornecer informações sobre o conhecimento adquirido e mostrar domínio do assunto
0 comentários:
Postar um comentário