Aula de ciências
Disciplina:
Ciências
Assunto:
Pressão arterial
Público-
alvo: Série 8º C e D
Duração: 3
aulas
Introdução ou justificativa
O fluxo
sanguíneo é diretamente proporcional á pressão sanguínea, ou seja, se a pressão
aumenta o fluxo também aumenta. Portanto, a manutenção de pressão sanguínea em
níveis adequados é extremamente importante para o bom funcionamento do
organismo.
Saber como
está a sua pressão sanguínea e o seu batimento é fundamental para a saúde do
aluno.
Trabalhar
este assunto foi de fundamental importância, para que o aluno observe como é
importante a manutenção da pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Pois os
problemas de saúde relacionados ao sistema circulatório sanguíneo são,
atualmente, as principais causas de morte em grande parte do mundo.
Expectativas de aprendizagem / Objetivos
§ Objetivo geral:
§ Objetivo geral:
·
Conhecer a pressão arterial e os batimentos
cardíacos, observando o quanto é importante a manutenção.
§
Objetivos específicos:
·
Identificar os tipos de pressão arterial;
·
Reconhecer a importância da manutenção da
pressão e dos batimentos cardíacos;
·
Ampliar o conhecimento ao utilizar a experiência
feita pelo aluno;
·
Compor um relatório do que conseguiu escutar.
Recursos e matérias necessários
§
Mangueira – 50 cm
§ Funil (pode ser de garrafa pet)
§ Fita adesiva ou duraplox (cola)
§ Relógio que marca segundos
§ Caderno
§ Caneta / Lápis / Borracha
§ Câmera
§ Livro didático
§ Funil (pode ser de garrafa pet)
§ Fita adesiva ou duraplox (cola)
§ Relógio que marca segundos
§ Caderno
§ Caneta / Lápis / Borracha
§ Câmera
§ Livro didático
Aplicação / Método
I-
Aula:
·
Leitura no livro didático sobre o assunto
·
Explanação do assunto para retirar dúvida
II-
Aula:
·
Dividir a turma em dupla, falar o que devem
construir, mostrar um modelo de como ira ficar.
III-
Aula:
·
Apresentação da aula prática, anotar o que
escutou e fazer um relatório de tudo;
·
Responder questionário sobre o assunto.
Avaliação
§
Diagnosticar o conhecimento adquirido;
§ Acompanhar e reorientar a aprendizagem no assunto;
§ Fornecer informações sobre o conhecimento adquirido e domínio do assunto.
§ Acompanhar e reorientar a aprendizagem no assunto;
§ Fornecer informações sobre o conhecimento adquirido e domínio do assunto.
0 comentários:
Postar um comentário