segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Aula de ciências

Aula de ciências
Disciplina: Ciências
Assunto: Pressão arterial
Público- alvo: Série 8º C e D
Duração: 3 aulas

Introdução ou justificativa

O fluxo sanguíneo é diretamente proporcional á pressão sanguínea, ou seja, se a pressão aumenta o fluxo também aumenta. Portanto, a manutenção de pressão sanguínea em níveis adequados é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo.
Saber como está a sua pressão sanguínea e o seu batimento é fundamental para a saúde do aluno.
Trabalhar este assunto foi de fundamental importância, para que o aluno observe como é importante a manutenção da pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Pois os problemas de saúde relacionados ao sistema circulatório sanguíneo são, atualmente, as principais causas de morte em grande parte do mundo.

Expectativas de aprendizagem / Objetivos

§  Objetivo geral:

·         Conhecer a pressão arterial e os batimentos cardíacos, observando o quanto é importante a manutenção.

§  Objetivos específicos:

·         Identificar os tipos de pressão arterial;
·         Reconhecer a importância da manutenção da pressão e dos batimentos cardíacos;
·         Ampliar o conhecimento ao utilizar a experiência feita pelo aluno;
·         Compor um relatório do que conseguiu escutar.

Recursos e matérias necessários
§  Mangueira – 50 cm
§  Funil (pode ser de garrafa pet)
§  Fita adesiva ou duraplox (cola)
§  Relógio que marca segundos
§  Caderno
§  Caneta / Lápis / Borracha
§  Câmera
§  Livro didático

Aplicação / Método

I-                    Aula:
·         Leitura no livro didático sobre o assunto
·         Explanação do assunto para retirar dúvida
II-                  Aula:
·         Dividir a turma em dupla, falar o que devem construir, mostrar um modelo de como ira ficar.
III-                Aula:
·         Apresentação da aula prática, anotar o que escutou e fazer um relatório de tudo;
·         Responder questionário sobre o assunto.

Avaliação
§  Diagnosticar o conhecimento adquirido;
§  Acompanhar e reorientar a aprendizagem no assunto;
§  Fornecer informações sobre o conhecimento adquirido e domínio do assunto.






















0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More