segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Aula de Geografia

Aula de Geografia
Disciplina: Geografia
Assunto: As rochas
Público-alvo: Série: 6º ano C
Duração: 6 aulas
Introdução ou justificativa
A importância de trabalhar com as rochas na sala de aula, vai além de ser mais um conteúdo constitui a nossa superfície terrestre.
Por as rochas se transformarem ao longo do tempo, o conhecimento do aluno deve ser também transformado, onde ele passa a conhecer e identificar os tipos de rochas, e as rochas que elas formam. Que vai do Basalto, areia que usamos em nossas construções.
Conhecimento que precisa ser trabalhado, pois, caso contrário passa despercebido pelos alunos.

Expectativas de aprendizagem / Objetivos
Geral:
·         Conhecer as rochas e observar onde a empregamos.
Específico:
·         Identificar as rochas estudadas;
·         Reconhecer o uso da rocha nas construções;
·         Observar objetos e ambientes em que se encontram são exemplos de rochas.

Recursos e materiais necessários

v  Amostra de rochas
v  Câmera (fotos)
v  Livro didático
v  Cartolina
v  Amostras de derivados de rochas
Aplicação / Metodológico
I-                    Aula:
·         Com amostras de rochas levar os alunos a conhecer os tipos de rochas.
·         Assunto do livro didático
·         Explanação do assunto
II-                  Aula:
·         Levar os alunos para conhecer uma localidade onde poderão visualizar alguns tipos de rochas.
·         Pedir que anotem o que estão ouvindo sobre o assunto.
·         Pedir para que cada aluno colete uma amostra para ser identificada na aula posterior.
III-                Aula:
·         Pedir que os alunos façam pesquisa sobre os tipos de rochas.
·         Responder questionário sobre o assunto “rochas”.
IV-               Aula:
·         Apresentação das pesquisas.
·         Retirando dúvida do assunto.
V-                 Aula
·         Preparação para a apresentação dos trabalhos confeccionado nas aulas anteriores sobre as rochas.
·         Conferir se os recursos estão todos em dia e corretos.
·         Repassar o assunto (Leitura e atividade)
VI-               Aula:
·         Apresentação das amostras coletadas.
·         Apresentação dos cartazes confeccionados.
·         Apresentação dos grupos para outros alunos.

Avaliação
Expressar a diferenciação das rochas.
Identificar os elementos que compõem as rochas.
Verificar se os alunos são capazes de resolver questões de definições sobre rochas.
Considerar os resultados das questões para perceber os avanços em diferentes respostas. 
Verificar se os alunos apreenderão ou se é necessário uma mudança em algum assunto, no seu processo de aprendizagem.









































































2 comentários:

To explodindo e orgulho😘😘😘😘

To explodindo e orgulho😘😘😘😘

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More